Você está aqui: Página Inicial Aluno Assistência ao Aluno Programa de Assistência Estudantil

Programa de Assistência Estudantil

  • Atendimento Médico – o IFF oferece atendimento médico inicial aos alunos. Havendo necessidade, o Serviço Médico encaminha para avaliação do Núcleo de Trabalho Social os casos que exigem consultas, medicamentos e exames complementares a serem adquiridos ou realizados externamente nas instituições conveniadas.

 

  • Atendimento Odontológico – através do Serviço Odontológico realiza-se atendimento odontológico aos alunos. Estes devem procurar diretamente o serviço odontológico e apanhar o encaminhamento que será entregue ao Núcleo de Trabalho Social para avaliação.

 

  • Alimentação:

Refeição – são fornecidas refeições diárias aos alunos que, no desenvolvimento das atividades     escolares, necessitam permanecer na instituição em horário integral. O Núcleo de Trabalho Social divulga as normas através de edital no início de cada semestre*.  

Merenda escolar – a instituição oferece lanches para todos os alunos.

 

  • Bolsa de Trabalho – através deste programa o aluno desenvolve atividades remuneradas na instituição. É regulada por edital da Diretoria de Trabalho e Extensão (DITEx). Poderão participar alunos de todos os cursos, independente do período em que estão matriculados. A seleção é realizada pelo Núcleo de Trabalho Social, observando-se o critério socioeconômico.

 

  • Visita Técnica – os alunos podem ser beneficiados com ajuda de custo referente à alimentação quando realizam viagens para visitas técnicas após avaliação realizada pelo Núcleo de Trabalho Social*.

 

  • Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – O NAPNEE -Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - oferece acompanhamento e apoio a alunos que apresentem necessidades educacionais (deficiência visual, auditiva ou física), visando minimizar as dificuldades encontradas na adaptação e aprendizagem desses alunos. 

         

  • Projeto Educar para Ficar - Desenvolve ações que visam ao apoio psicopedagógico dos alunos matriculados nas primeiras séries/módulos do ensino médio e/ou técnico do IF Fluminense com dificuldades de aprendizagem. Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Trabalho e Extensão.

 

* Os alunos são selecionados de acordo com a análise sócio-econômica.

Ações do documento