Você está aqui: Página Inicial Aluno Ouvidoria

Ouvidoria do IF Fluminense

          A Ouvidoria é um canal condutor das opiniões, críticas, sugestões, reclamações e problemas que visa promover a garantia dos direitos dos cidadãos, concretizando, além do princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a comunidade. 

         Tem natureza mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo, judicativo e exercerá suas funções junto aos campi do Instituto, para o alcance de suas finalidades.

          A Ouvidoria é amparada pela Emenda Constitucional número 19 de 1998, que em seu artigo 37, parágrafo terceiro define que: “A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:
 I - as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;
II - o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII;
III - a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.

São objetivos da Ouvidoria:

  • Atuar no pós-atendimento, na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, procurando personalizar o atendimento ao demandante;
  • Avaliar a procedência das solicitações, encaminhando-as aos setores competentes para a devida apreciação e resposta;
  • Acompanhar as providências adotadas e cobrar soluções;
  • Dar o devido retorno ao interessado de forma ágil e desburocratizada;
  • Auxiliar a instituição no exercício da autocrítica e da reflexão;
  • Mapear e localizar eventuais falhas nos procedimentos da instituição;
  • Propor a adoção de providências ou medidas para soluções de problemas, quando necessário;
  • A ela é conferida a tarefa de interpretar as demandas de forma sistêmica, inferindo eventuais oportunidades de melhoria dos serviços e, a partir daí, sugerir mudanças.

          Todo e qualquer cidadão é um usuário em potencial desta Ouvidoria, entretanto, ela não tem qualquer ingerência nas decisões dos gestores, mesmo porque a ela não cabe decidir. Procura, sim, estabelecer um fórum de comunicação que viabilize sempre a oitiva e a interpretação das demandas recebidas. Ela deve exercer a “magistratura da persuasão” e ser um espaço acolhedor, de compreensão, de valorização do ser humano, buscando construir pontes para o diálogo permanente com a comunidade.

         O Instituto Federal Fluminense, verdadeiro agente de transformação da sociedade, ao cuidar da difusão do conhecimento e do futuro do país, convoca toda a comunidade do Instituto a participar dessa iniciativa, contribuindo, assim, para a valorização da cidadania, dos direitos humanos e, consequentemente, para a consolidação do processo democrático.

Participe, queremos ouvir você!

  •  E-mail: ouvidoria@iff.edu.br

  • SALA DA OUVIDORIA

Câmpus Campos-Centro, Bloco A - Sala 140 - Rua Dr. Siqueira,273 - Parque Dom Bosco

  • TELEFONE: 27262802

Ramal: 2802

Ações do documento