Você está aqui: Página Inicial Campi Centro Apresentação Biblioteca

Biblioteca

Serviço:

 
 
Professor: faça AQUI seus pedidos de livros
 
Professor: faça AQUI seu pedido de revista (Periódicos da Capes)
 

BIBLIOTECA PROFESSOR ANTON DAKITSCH

     A Biblioteca da IF-Fluminense surgiu da implantação dos cursos técnicos, em 1966. Em 1991 foi dado a ela o nome de Anton Dakitsch, em homenagem ao professor suíço radicado no Brasil, por sua dedicação à escola onde trabalhou durante muitos anos como mestre de carpintaria, gráfica, além de outras habilidades. Neste mesmo período, a Biblioteca recebeu de seus familiares, como doação, todo o acervo do Prof. Dakitsch.

Buscando acompanhar os avanços tecnológicos que nos permitiriam oferecer melhor atendimento, informatizamos os nossos serviços e passamos a participar da REDE BIBLIODATA/CALCO da Fundação Getúlio Vargas e, neste processo de melhoria, em fevereiro de 1999 passamos a realizar o atendimento através do sistema INFORMA.  

     A Biblioteca possui cerca de 21.500 títulos, além de outros tipos de materiais como: jornais, revistas, cd-rom's, mapas, normas técnicas, entre outros
      A partir de junho de 1997, implantamos a Biblioteca Virtual no site da então  Escola Técnica Federal de Campos, onde é possível encontrar informações gerais sobre a Biblioteca, fazer consultas ao acervo e obter links com os principais jornais e revistas nacionais e estrangeiros  e outras instituições.

     Para o atendimento, em seus vários serviços, a Biblioteca conta com 16 servidores e 16 bolsistas de trabalho.

     Tem como missão prover recursos de informação necessários ao apoio nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de entretenimento e lazer para alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.


GUIA DO USUÁRIO

INSCRIÇÃO

Para uso do material bibliográfico o usuário deverá estar cadastrado no Sistema da Biblioteca. Os usuários externos são considerados visitantes. Os usuários internos são: alunos regularmente matriculados, funcionários administrativos e professores, casos em que o cadastro é automático.

EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

 

Aos usuários cadastrados na Biblioteca é facultado o empréstimo domiciliar do material bibliográfico, nas quantidades e prazos máximos a seguir estipulados, de acordo com sua categorização, a saber:

- Alunos do Ensino Médio, Técnico e Pós-Técnico – dois volumes (um livro didático/técnico e um de literatura) pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja sendo solicitada;

- Alunos do Ensino Superior e Pós-Graduação – três volumes (dois didáticos/técnicos/monografia e um de literatura) pelo prazo de sete dias, renováveis, caso a obra não esteja sendo solicitada;

- Professores e funcionários administrativos – quatro volumes pelo prazo de quatorze dias, caso a obra não esteja sendo solicitada.

É facultado à Biblioteca do IF-Fluminense o empréstimo de materiais especiais: CD’s, disquetes, fitas de vídeo, microfilmes, microfichas, fitas K7, mapas, folhetos, hemeroteca, etc.

Não são passíveis de empréstimo:
1 – Obras de referência (enciclopédias, dicionários, índices, etc.);
2 – Obras que a Biblioteca possua no acervo um único exemplar e/ou que tenham sido colocadas em reserva pelos professores;
3 – Obras raras e coleções especiais;
4 – Periódicos

CONSULTA LOCAL

 

Aberta à comunidade externa para consulta, disponibilizando seus acervos e serviços, observando o horário de atendimento estipulado. Os usuários podem retirar como consulta local (utilização dos materiais bibliográficos nas salas de leitura da Biblioteca e sala de aula) até quatro volumes simultaneamente pelo período de 1h a contar do horário de retirada do item.

RENOVAÇÃO

O empréstimo pode ser renovado por 1 vez consecutiva, com a apresentação do material bibliográfico, dentro dos prazos estipulados neste Artigo e a partir da data de vencimento, desde que não haja reserva ou solicitação para o mesmo, com um interstício de 02 dias para um novo empréstimo.

PENALIDADES

A não devolução do item consultado fora da biblioteca, após 1h da retirada, implicará na suspensão do usuário pelo período de 30 dias, no qual não poderá utilizar os serviços da biblioteca para consulta e/ou empréstimo. Para visitantes a penalidade será R$ 1,00 de multa por cada hora ultrapassada.

Constituem infrações disciplinares para a Biblioteca do IF-Fluminense:

1 – atrasar a devolução

2 – danificar e/ou extraviar o material bibliográfico

3 – descumprir os deveres de usuário (alunos, professores, funcionários)

Constitui penalidade disciplinar para a Biblioteca do IF-Fluminense a suspensão do usuário no uso dos serviços prestados pela Biblioteca e o pagamento de uma multa diária.

A suspensão será aplicada no caso de atraso na devolução, de multas não pagas, dano ou extravio de material bibliográfico e descumprimento dos deveres do usuário.

A pena de suspensão consistirá no impedimento de o usuário utilizar os serviços prestados pela Biblioteca do IF Fluminense.

A multa será cobrada no caso de atraso na devolução e contabilizada por obra, inclusive sábados, domingos, feriados e recessos a contar da data prevista de devolução até a data da devolução efetiva ou ressarcimento da obra à Biblioteca.

O valor da multa diária cobrada será de R$ 1,00 (um real) , considerando a data do pagamento.

Será considerado material bibliográfico extraviado o atraso na sua devolução por prazo superior a 30 dias da data de devolução.

O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico é obrigado a ressarcir a Biblioteca mediante a reposição de obra idêntica ou de outra obra, no caso de obra esgotada, a critério da Coordenação da Biblioteca, ou ainda como alternativa o pagamento no valor correspondente à obra extraviada ou danificada, acrescido das despesas com a sua aquisição.

O valor da obra será aquele apurado no mercado nacional ou internacional, mediante simples consulta de preço, via correio, fax, telefone ou Internet.

Quando se tratar de obra esgotada, seja nacional ou estrangeira, o seu valor original será atualizado pelo valor do dólar do dia do pagamento, convertido em real.

O valor das despesas com a aquisição da obra será atualizado pelo valor do dólar do dia do pagamento, convertido em real.

O ressarcimento financeiro pelo usuário, deverá ser pago na Fundação CEFET Campos, que reverterá para compra da obra e encaminhamento para Biblioteca.

INFORMAÇÕES

Não é permitido o acesso de usuários às dependências da Biblioteca portando bolsas, mochilas, malas, etc., alimentos, bebidas, celulares, aparelhos sonoros que perturbem o ambiente de estudo, assim como objetos que possam colocar em risco a integridade física do material bibliográfico, das instalações e patrimônio em geral da Biblioteca.

Ao usuário é permitido o acesso direto ao acervo, com orientação, caso necessário, dos funcionários do atendimento da Biblioteca.

Excepcionalmente, a critério da Biblioteca do IF-Fluminense, os exemplares de consulta ou de reserva pelos professores, podem ser emprestados aos usuários no período noturno, com devolução no horário de abertura da Biblioteca, ou então pelo empréstimo de final de semana.

A Biblioteca do IFF é responsável pela guarda, manutenção, conservação e integridade do material bibliográfico constante de seus acervos.

O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado a sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado a fim de preservar a sua integridade.

O usuário deverá conferir se o(s) item(ns ) retirado(s), seja como consulta ou empréstimo domiciliar, esta (ão) em perfeitas condições.

O usuário deverá efetuar a devolução do material bibliográfico  consultado ou emprestado até a data estabelecida.

Para acesso aos serviços da Biblioteca o usuário deve apresentar um documento  de identificação com foto válido (carteira de aluno, carteira funcional, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho)

Constitui obrigação da Biblioteca fornecer comprovantes do recebimento das obras devolvidas, bem como o documento referente à situação do usuário para com a Biblioteca.

O comprovante de devolução é documento hábil para isentar o usuário de responsabilidade quanto à eventual cobrança de obra já devolvida.

A exclusivo critério da Coordenação da Biblioteca, o empréstimo de publicações poderá ser suspenso durante o inventário do acervo.

ESTRUTURA FUNCIONAL

Coordenação

O setor de coordenação tem função primordialmente administrativa, de planejamento e  coordenação de todas as atividades desenvolvidas pela Biblioteca. Também tem como parte de suas atribuições selecionar bibliografias, realizar contatos com editoras e livrarias e promover a aquisição de obras. Esta atividade é exercida por uma bibliotecária.

Tratamento Técnico

O setor de tratamento técnico tem por objetivo a preparação dos documentos para disponibilizá-los para os usuários. Este processo compreende diversas etapas entre outras: seleção de bibliografia, registro do material que foi adquirido, catalogação, classificação e preparação dos documentos para circulação nos mais variados suportes: livros, mapas, obras de referência (enciclopédias, dicionários, guias, Atlas, normas técnicas).
A catalogação de livros é realizada pelo Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e o sistema de classificação pela Classificação Decimal de Dewey (CDD). Os assuntos atribuídos às publicações seguem a orientação da Rede Bibliodata/Calco, baseada na Library of Congress.

Periódicos

O setor de periódicos oferece aos usuários suporte para o enriquecimento de pesquisas, disponibilizando um acervo de mais de l000 (mil) recortes organizados por assuntos, além de diversos títulos de revistas gerais e técnicas, com coleções correntes, muitas delas desde o seu início. Além do suporte físico, o setor oferece também orientação ao leitor por meio de 3 (três) funcionários e igual número de bolsistas. 
Os serviços prestados pelo Setor de Periódicos é exclusivamente de consulta, não sendo feito empréstimos, permitindo-se apenas cópias de documentos. Excepcionalmente, para professores são permitidos empréstimos, por curtos períodos, desde que atendidas as exigências determinadas pelo Setor.
Tipo de materiais disponíveis: Jornais; Revistas; Recortes de artigos de jornais; Boletins, folhetos e catálogos; Almanaques

Midiateca

O núcleo de multimídia da Biblioteca oferece consultas em cerca de 380 cd-rom's, disquetes, além  do Diário Oficial da União. Oferece, ainda, o acesso à Internet, com possibilidade de impressão das pesquisas solicitadas.
A consulta é aberta aos alunos e servidores da Escola, além da comunidade em geral.
O Núcleo conta com 01 funcionário e 03 bolsistas de trabalho para a orientação aos usuários nas pesquisas.

Balcão de Atendimento

Funciona no salão da Biblioteca, que ainda comporta a estanteria, o guarda-volumes, mesas de estudo (em grupo e individuais) e 11 cabines (01 de datilografia, 01 do Projeto Crescer (projeto de capacitação do servidor administrativo) e 09 para estudo).
No balcão de atendimento, totalmente informatizado, se realizam as consultas aos livros e os empréstimos de livros e material de desenho, bem como suas devoluções.
No apoio ao serviço de atendimento, temos o Catálogo Dicionário e 02 terminais de computadores para auxiliar na busca do livro na estante.

Guarda-volumes

Localizado na entrada da Biblioteca, dispõe de  80 escaninhos para que seja guardado o material dos usuários, já que não é permitida a entrada de bolsas, pastas e outros materiais.

Busca de livros

Consulte o acervo

 

 

Ações do documento