Você está aqui: Página Inicial Campi Centro Cursos Pós-Graduação Mestrado - Engenharia Ambiental

Mestrado em Engenharia Ambiental - Modalidade Profissional

— registrado em: , ,

APRESENTAÇÃO

 

Autorizado pela CAPES em 03/02/2006, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (PPEA – IF Fluminense) iniciou a primeira turma do Curso de Mestrado em Engenharia Ambiental, Modalidade Profissional em agosto de 2008. O curso, totalmente gratuito, único no gênero em nossa região, tem como objetivo principal incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental na formação de profissionais da área tecnológica de modo a proporcionar o desenvolvimento de alternativas que compatibilizem desenvolvimento regional e qualidade ambiental em atendimento a demandas governamentais, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. É destinado a profissionais graduados em Engenharia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza e áreas correlatas, preferencialmente já inseridos no mercado, e que necessitem incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental em sua formação, com vistas à aplicação na solução prática de problemas ambientais, proporcionando-lhes a possibilidade de empreender uma atuação profissional qualificada e voltada à promoção da sustentabilidade regional.
O Mestrado em Engenharia Ambiental do IF Fluminense possui Área de Concentração em Sustentabilidade Regional, e tem duração de dois anos, sendo o ingresso anual. Os cursistas devem completar no mínimo 37 créditos, sendo 16 em disciplinas obrigatórias, 12 em disciplinas eletivas e 9 em atividades de pesquisa, totalizando 555 horas mínimas. As aulas das disciplinas obrigatórias acontecem às quintas e sextas-feiras (horários diurno e noturno), nos campi do IF Fluminense.

PÚBLICO ALVO

 

Profissionais graduados em Engenharia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza e áreas correlatas, preferencialmente já inseridos no mercado, e que necessitem incorporar e/ou aprofundar a dimensão ambiental em sua formação, com vistas à aplicação na solução prática de problemas ambientais, proporcionando-lhes a possibilidade de empreender uma atuação profissional qualificada e voltada a promoção da sustentabilidade regional. Destacam-se como exemplos:

  • Gestores (com habilitação em engenharias, tecnologias, químicos, geólogos e biólogos, entre outros) dos setores produtivos da região, com curso superior, atuando no gerenciamento de projetos e sistemas, principalmente aqueles que possuam atividades que apresentem interação com o meio ambiente;
  • Engenheiros, tecnólogos e docentes que atuem em instituições públicas e particulares na região, e que trabalhem, ou desejem vir a trabalhar, com questões relacionadas às linhas de pesquisa do PPEA, desenvolvidas no IF Fluminense.

 

Ações do documento