Você está aqui: Página Inicial Campi Centro Notícias Prossegue a 3ª Semana da Diversidade de Campos

Prossegue a 3ª Semana da Diversidade de Campos

Evento aberto na segunda-feira, 24/11, tem como tema este ano os “Desafios da comunhão: diversidade e religiosidades”. Confira a programação e participe!

A terceira edição da Semana de Diversidade é associada às manifestações da 9ª Parada do Orgulho LGBT de Campos dos Goytacazes, programada para o domingo, 29/11, na Orla de Guarus, a partir das 14 horas. Os organizadores abordam nas discussões deste ano a religiosidade enquanto questão política. Como religiões lidam com a questão da diversidade sexual e de gênero. De maneira a viabilizar a reflexão e considerando serem muitas as religiões, serão abordadas as formas de tratar o tema nas neo pentecostais e religiões de matriz afro-brasileira.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho que tem sido realizado desde o ano de 2012 pelo Grupo Esperança e seus parceiros. De acordo com o projeto da Semana, “em cada ano a proposta foi a criação de um evento capaz de abarcar diversas demandas da população LGBT”.

Assim, em anos anteriores, houve discussão sobre os direitos ligados à saúde, educação e liberdade e ainda temas relacionados à homofobia e às possibilidades de criação de uma sociedade mais igualitária e livre dos preconceitos. A 3ª Semana da Diversidade é organizada pelos coletivos da UFF, UENF, Cândido Mendes e o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade do IFF campus Campos Centro (NUGEDIS).

Integrante do Núcleo, Rafael Borges explica porque o evento é importante no combate a preconceitos:

- Direitos básicos são negados ao público LGBT. O Brasil lidera o ranking onde ocorrem mais mortes por homolesbotransfobia no mundo. Precisamos abordar o tema de forma séria e coesa – alerta Rafael. 

 

Programação

26/11 - 19h às 22h

Palestra: A homosexualidade e as relações afro-brasileiras

Palestrante: Baba Edilson de Omolu Babalorixa - Leonardo Vieira

Local: Auditório Cristina Bastos

 

27/11 - 19h às 22h

Palestra: Religião e política no Brasil contemporâneo

Palestrante: Rogério Koscheck

Local: Cristina Bastos

 

28/11 - 8h às 11h

Oficina de cartazes e stencil

Local: Praça São Salvador

14h às 17h 

Atividades Esportivas

Local: Praça São Salvador

 

 

 

 

Ações do documento