Você está aqui: Página Inicial Campi Guarus Cursos Ensino Superior Bacharelado em Engenharia Ambiental

Bacharelado em Engenharia Ambiental

   Objetivo

 · Formar um engenheiro generalista que transite nas diversas áreas do conhecimento humano que tenham interface com o meio ambiente, com uma visão ética e humanística na solução de problemas ambientais;

·  Oferecer conteúdos e condições para que possam desenvolver habilidades para exercer atividades diversas, visando a aplicação dos conceitos da engenharia na solução de problemas ambientais relacionados à urbanização, a industrialização, ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social, tais como a poluição do ar, da água e do solo, a coleta e reciclagem de lixo, o ordenamento urbano, a segurança química.

· Formar um profissional com competências para tratar os assuntos referentes a gestão dos recursos hídricos e a preservação de florestas e biodiversidade.

· Estabelecer mecanismos de integração com o setor produtivo regional visando o diagnóstico e soluções inovadoras para os problemas ambientais;

· Oferecer meios para que o engenheiro Ambiental, formado pelo IF Fluminense, possa enriquecer a sua formação cursando disciplinas eletivas em diferentes campi.

 

 Áreas de Atuação Profissional

 O Engenheiro Ambiental estará capacitado para atuar em administração pública, a indústria, consultorias, além de intervir em áreas mais específicas como a análise de riscos ambientais, planejamento ambiental regional e urbano, auditorias ambientais, estudos de impacto ambiental, recuperação de áreas degradadas, energias renováveis e de tecnologias e produtos ambientais. O profissional estará qualificado para atuar no saneamento e saúde pública, na política e legislação ambiental, a gestão ambiental, na conservação e preservação de sistemas ecológicos, na condução de sistemas produtivos sustentáveis, na toxicologia ambiental, etc.

 

Duração

 O curso tem duração de 5 (cinco) anos, divididos em 10 semestres.

 

 Ingresso e número de vagas

 

São disponibilizadas por edital 30 (trinta) vagas, sendo 15 pelo SISU  e 15 pelo vestibular da instituição. O curso de Engenharia Ambiental é destinado aos alunos que já tenham concluído o Ensino Médio (ou equivalente), e forem aprovados no concurso de seleção conforme edital.

 

Veja aqui a Matriz Curricular.

 

Ações do documento