Você está aqui: Página Inicial Campi Macaé Cursos Cursos Superiores Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação

Campus Macaé - IF Fluminense

 O curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial baseia-se numa formação multidisciplinar do aluno, possibilitando atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. O curso também se caracteriza por prover sólida formação em ciências básicas e de engenharia, pois, não obstante a rapidez com que se processa a evolução tecnológica, as tecnologias sempre se fundamentam nos princípios científicos básicos.

Por fim, este curso pretende valorizar uma formação cidadã do aluno, estimulando seu espírito crítico, sua capacidade de avaliação e sua iniciativa, instrumentalizando-o para atuar no desenvolvimento da região com ética e respeito ao meio ambiente e ao ser humano.

O curso tem 5.100 horas distribuídas entre disciplinas de conteúdos básicos, disciplinas de conteúdos profissionalizantes e disciplinas de conteúdos específicos. Na estrutura curricular do curso, aparece também o estágio supervisionado de 240 horas, que deverá ser realizado em empresas, a partir do 8º período.

 O trabalho de conclusão de curso aparece como Projeto Final I e II. Ele deve integrar os conteúdos apreendidos ao longo do curso. No trabalho, formalizado como uma monografia, o aluno deve descrever a pesquisa, elaboração, dimensionamento, simulação ou otimização de um projeto de Controle e Automação de âmbito industrial. Esse trabalho deve ser apresentado oralmente pelo aluno a uma banca constituída para essa finalidade, tendo como princípios gerais a produção de equipamento laboratorial ou software ou atendimento a necessidade específica apresentadas por empresas da região.

  • Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso é dar ao aluno uma formação crítica e reflexiva, tornando-o capaz de assimilar e desenvolver novas tecnologias, de avaliar mais profundamente os problemas do mundo contemporâneo nos seus aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais e propor soluções inovadoras às demandas da sociedade moderna.

 

  • Objetivos específicos
  • Formar recursos humanos que sejam capazes de atender às demandas do setor produtivo e de aplicar soluções inovadoras;
  •  Estabelecer um canal de integração com o setor produtivo regional;

  •  Formar profissionais para executar, eficientemente, atividades de desenvolvimento de projetos de automação industrial, atualização tecnológica de processos já existentes, a gerência de equipes de manutenção e a criação de novas empresas voltadas para áreas que utilizam tecnologias de ponta.

 

  • Duração: 5 anos (10 períodos, sendo os três últimos oferecidos no turno da noite como o propósito de facilitar o ingresso dos formandos no mercado de trabalho regional)
  • Turno: diurno/noturno
  • Coordenador: Robson da Cunha Santos


Veja [aqui] a Matriz Curricular

Veja [aqui] o Projeto Pedagógico

Veja [aqui] o Ementário

Ações do documento