Você está aqui: Página Inicial Campi Macaé Notícias Semana da Consciência Negra

Semana da Consciência Negra

Campus Macaé preparou vasta programação de atividades em virtude do Dia da Consciência Negra. Confira a programação.

Semana da Consciência Negra

Semana da Conciência Negra começou com oficina de extensão

Na semana que antecede o Dia da Consciência Negra, o campus Macaé dispõe de ações para provocar a reflexão sobre o tema. As atividades tiveram início na última quarta-feira (11/11/2015), com a presença do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) no Colégio Estadual Luiz Reid para realizar palestra, vídeo-debate e produção de fanzine sobre o tema.

A professora de sociologia e coordenadora do Neabi, Juliana Barreto, palestrou sobre povos africanos, afrobrasileiros e a importância que tiveram na evolução e formação da sociedade brasileira, preconceito e reflexões sobre diversidade e desigualdade. O professor de filosofia João Fontoura, representando o projeto de extensão Café Filosófico e o professor de música campus Macaé e mestre em relações étnico-raciais pelo CEFET/RJ, Renan Ribeiro, complementaram a apresentação dialogada. Em seguida, os estudantes foram convidados para duas atividades optativas, um vídeo-debate com exibição do filme “Vista minha pele” que promoveu um momento de diálogo e reflexão com a participação ativa dos estudantes e uma oficina de fanzines conduzida pelo cartunista Alberto de Souza, coordenador do projeto IFanzine.

O Neabi fará atividade semelhante na próxima quarta-feira (18/11/2015), desta vez na Escola Estadual Jacintho Xavier Martins, em Rio das Ostras. Os trabalhos produzidos na oficina serão publicados na segunda edição da Afroindi, zine produzido a partir da parceria do Neabi com o Ifanzine. Clique aqui para ver a primeira edição.

No campus, a programação será executada pelo projeto Humanização, da Coordenação de Gestão de Pessoas. Entre os dias 16 e 19 de novembro, acontecerão exposições no hall e no espaço coberto. No dia 18, o professor Renan Ribeiro fará uma apresentação musical às 13 horas, no recreio coberto. O mito da democracia racial será o tema da palestra proferida pela professora de Sociologia, Juliana Barreto, no dia 19, às 10 horas no auditório.

De 17 a 19, ocorrerá também uma mostra de curtas sobre a conscientização Negra, conforme calendário abaixo:

17/11: Maré Capoeira – 15h e 19:30h

18/11: Pequena África – 15h e 19:30h

19/11: Ser ou não ser? - 15h e 19:30h.

 

A semana será encerrada com um debate sobre o documentário 'Ser ou não ser?', às 19:50, com a participação de Conceição Rosa, especialista em Diáspora Africana e João Luiz Fontoura, professor de Filosofia do campus Macaé.

Ações do documento