Você está aqui: Página Inicial Campi Reitoria Arquivos Arte e Cultura no IF Fluminense Nós do Teatro

O Grupo Nós do Teatro e sua história

O grupo de teatro do câmpus Campos-Centro do IF Fluminense criado em 1995 pela professora Kátia Macabu é fundamentado nos trabalhos realizados a partir do ano de sua fundação com o projeto “Teatro na Escola”, seguido pelo “Literatura com Prazer” e, por fim, com a criação da Oficina de Artes Cênicas em março de 2000.

Visando despertar no aluno um interesse maior pela aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura Brasileira, por meio da auto-expressão e da pesquisa, foi formado o “Grupo Nós do Teatro”.

Desde a primeira montagem do grupo de alunos, uma adaptação do texto “Eu Gosto Tanto de Você” em agosto de 1995, o “Grupo Nós do Teatro” desenvolve nos alunos a consciência cidadã de ser um agente social, propiciando o estímulo da auto-expressão e da relação interpessoal.

Em 2003, as inscrições para a Oficina de Artes Cênicas ultrapassaram a marca de 130 alunos. Em 2004, uma alteração significativa: o grupo passou a realizar os trabalhos na Área de Extensão, possibilitando que os alunos da 1º Série do Ensino Médio desenvolvessem habilidades artísticas.

Já foram produzidas 32 peças ao longo destes 16 anos, recrutando quase 300 jovens que se uniram para celebrar a arte e a ciência; o sonho e a realidade; o encantamento e a decepção; a miséria e a honestidade; o encontro e a despedida; enfim, a VIDA. Cada um se tornou um nó desse “ Nós do Teatro”.

Depois do Grupo Nós do Teatro, as aulas de Literatura nunca mais foram as mesmas!

Logo Nós do Teatro