Você está aqui: Página Inicial Campi Reitoria Pró-Reitoria de Ensino Centro de Línguas (Celiff)

Apresentação

 O Centro de Línguas do IF Fluminense (CELIFF), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino do IFF, constitui-se um locus de caráter educativo, cultural e social, na perspectiva de difundir e aprimorar o ensino de línguas nos campi de abrangência deste Instituto. O CELIFF tem por finalidade: 

a)    oferecer à comunidade interna atividades de ensino na forma de cursos de línguas, cursos temáticos, oficinas e atividades culturais;

b)    constituir-se em espaço de observação e pesquisa em relação ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. 

 A proposta da criação do Centro de Línguas do IFF (CELIFF) surgiu a partir da constante solicitação de cursos de língua à Instituição. Uma das demandas estava relacionada à necessidade do desenvolvimento das habilidades de produção oral em língua estrangeira. O desenvolvimento do Programa de Cooperação Internacional do IF Fluminense, que tem como objetivo inserir o Instituto no cenário internacional, oportunizando a troca de experiências acadêmicas e culturais, entre outras, também foi grande motivação para a iniciativa.

 A comunicação em língua estrangeira é essencial para a inserção e permanência em um mercado cada vez mais exigente e diversificado, visto que possibilita o acesso de um contingente maior de egressos no mercado profissional, promovendo sintonia com o desenvolvimento local e regional. Além disso, é uma ferramenta imprescindível à formação pessoal e acadêmica no mundo atual.

 Para iniciar a oferta dos cursos, foi selecionada a língua inglesa, considerada língua universal da comunicação. Posteriormente, foram ofertadas vagas em língua espanhola, segunda língua mundial como veículo de comunicação internacional.

 Em 2010.2, foram abertas sete turmas de Inglês no campus Campos-Centro e duas no campus Campos-Guarus. O curso de Espanhol teve início em 2011.1, no campus Campos-Centro e em 2011.2, no campus Campos-Guarus. Ampliando o leque de oferta dos cursos, em 2012.1, o Núcleo Avançado de São João da Barra trabalhou com três turmas de Inglês. No mesmo semestre, o campus Itaperuna iniciou sua oferta, acompanhando duas turmas de Inglês e uma de Espanhol.

 Atualmente, o Celiff tem a seguinte composição:

Gráfico turmas

 

 

             

 

 

 

 

 

Ações do documento