Você está aqui: Página Inicial Campi Reitoria Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Programa Mulheres Mil

Apresentação

 Banner Mulheres Mil

 

 O Programa Mulheres Mil integra um conjunto de ações que consolidam as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Foi instituído através da Portaria do MEC nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria (MEC, 2011).

 O início de sua implantação se deu em 2007, por meio de uma parceria entre o Canadá e o Governo Brasileiro, passando a ser executado pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, juntamente com os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.

 O objetivo principal do Programa Mulheres Mil é possibilitar que mulheres moradoras em comunidades com baixo índice de desenvolvimento humano, sem o pleno acesso aos serviços públicos básicos, ou integrantes dos Territórios da Cidadania, tenham uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita sua elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade.

 Fazem parte dos compromissos do programa:

- estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade;

- possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica do alunado não tradicional;

- ofertar cursos e programas de educação profissional e tecnológica, com elevação de escolaridade e formação cidadã, sendo a carga horária mínima de 160 horas;

- articular mecanismos e conexões para a inserção das egressas no mundo do trabalho, estimulando o empreendedorismo, as formas associativas e solidárias e a empregabilidade.

Ações do documento