Você está aqui: Página Inicial Campi UPEA

Apresentação

— registrado em:

Campus Rio Paraíba do Sul/UPEA - Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental

Foto aérea da upea


 Inaugurada em 22 de outubro de 2007, a Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (Upea) do IFFluminense foi criada com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão associadas ao sistema do Instituto, especialmente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. 

 A Upea está implantada em uma área com 5.764,18 m² adquirida em 30 de maio de 1978. Situada à margem direita do Rio Paraíba do Sul, se encontra instalada no município de Campos dos Goytacazes-RJ, localizada a partir das coordenadas geográficas de latitude de 21º44´22.0” Sul e longitude de 41º12´26.2” Oeste, na BR 356, Km 158, norte estado do Rio de Janeiro, em bioma de Mata Atlântica. 

 Com a nova gestão iniciada em 2012, a partir da proposta do reitor do IFFluminense, prof. Luiz Augusto Caldas Pereira, e com aprovação do Colégio de Dirigentes, a unidade adquiriu autonomia administrativa para conduzir suas ações dentro do perfil no qual foi criada e passou a se denominar campus Rio Paraíba do Sul/Upea. 

 Desde sua criação, vem realizando atividades de pesquisa e extensão no atendimento às demandas regionais, com destaque para as ações voltadas aos segmentos sociais vinculados à agricultura familiar, especialmente as comunidades pesqueiras e assentamentos rurais da região. 

 No âmbito da extensão destacam-se os seguintes projetos e programas desenvolvidos: Projeto Mulheres Mil; Programa Certifica Pesca – Operador de Beneficiamento de Pescado; Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); Universidade da Terceira Idade (Unati); Cursos de extensão e a concessão de Bolsas de Pesquisa da Faperj (Jovens Talentos) para comunidades rurais e para filhos de pescadores artesanais. Todas estas ações são realizadas em parceria com as prefeituras municipais e representações comunitárias (associações e colônias de pescadores) da região e, em muitas delas, ocorrem nas comunidades atendidas.

Ações do documento