Apresentação
Em continuidade ao Programa de Expansão da Rede de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) inaugurou o campus Itaperuna em março de 2009, com 200 alunos matriculados em cursos Técnicos de Eletrotécnica e Guia de Turismo.
Atualmente, há formação nas áreas de Administração, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, além do primeiro curso universitário do campus, o de Sistemas de Informação, que começou a funcionar no fim de 2013, no turno da noite.
O IFFluminense Itaperuna oferece também cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); do Programa Mulheres Mil; e do Ensino a Distância (EaD), com turmas de Guia de Turismo e Eventos, no campus Itaperuna, e Segurança do Trabalho, no polo localizado em Miracema.
Em 2015, está prevista a inauguração do Parque Acadêmico Industrial. Serão 20 laboratórios distribuídos num espaço de oito mil metros quadrados, para reforçar a formação técnica em disciplinas como desenho técnico, instalações elétricas residenciais, solda e usinagem.
Os alunos do campus também contam com diversas atividades extracurriculares, como grupo de teatro, academia de ginástica, clubes de robótica e de astronomia e cursos de Inglês do Centro de Línguas do IFF, entre outras. O calendário anual inclui ainda eventos como a Semana Acadêmica, o Encontro da Saúde e da Família, o Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade (Salto) e competições que incentivam a prática de esportes. A escola tem ainda diversos projetos de pesquisa e de extensão, para permitir o diálogo com a comunidade.