Você está aqui: Página Inicial Notícias Prazo Final para Mestrado Profissional

Prazo Final para Mestrado Profissional

— registrado em: ,

Os interessados em concorrer a uma das 22 vagas do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental devem efetuar a inscrição até o dia 04 de maio.

Prazo Final para Mestrado Profissional

Professores e alunos do mestrado.

O Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense tem como área de concentração a Sustentabilidade Regional e se divide em duas linhas de pesquisa: Avaliação, gestão e Conservação Ambiental e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação.

Para concorrer a uma vaga é necessário ter diploma de graduação de instituição reconhecida pelo MEC, em qualquer área. O edital prevê a aplicação dos conhecimentos na solução prática de problemas ambientais, sobretudo para a sustentabilidade regional. Clique aqui para acessar o Portal de Inscrições e conferir o Edital completo.

Para a coordenadora do curso, Maria Inês Paes Ferreira, os olhares diversificados enriquecem o debate sobre o meio ambiente. Isso se reflete, inclusive no quadro de professores, que é composto de engenheiros, biólogos, advogados e geógrafos, dentre outros. “Sem múltiplos olhares, não se consegue desenvolver as questões ambientais”, afirmou.

O processo de seleção ocorre em duas etapas: a primeira é uma prova de conhecimentos específicos e a segunda consiste em análise de currículo e entrevista.

Segundo o aluno Saulo Cristiano Barbosa, a seleção do mestrado do IFF é a mais democrática por se tratar de uma prova objetiva na qual o candidato não é pré-identificado. Ele ressalta, ainda, a vantagem do curso ser na modalidade profissional. “O Mestrado Profissional entende o cotidiano do aluno que trabalha e estuda, agregando as disciplinas em dois dias da semana e é mais voltado para o mundo real, mas, mesmo assim, a carga horária é igual ao do Acadêmico”.

A bióloga Marla Domingues conta que entrou no mestrado por causa da profissão. Ela trabalha na Secretaria de Meio Ambiente de Silva Jardim-RJ e vai montar uma nova gerência na Secretaria. O trabalho de pesquisa será realizado na Lagoa de Jutunaíba. “Aqui eu consigo adequar a pesquisa ao meu trabalho. Os trabalhos não ficam presos às prateleiras, eles têm o cuidado de selecionar projetos que realmente atendam ao que está no edital”, disse ela.

Para outras informações sobre o Mestrado, acesse a página oficial.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 23/04/15 e republicada em: 28/04/15)