Você está aqui: Página Inicial Projetos Clube de Astronomia Louis Cruls

Clube de Astronomia Louis Cruls

— registrado em:

O Clube de Astronomia Louis Cruls foi fundado em 26 de maio de 1996. Inicialmente, possuía a sua sede na UENF e a partir de 2000 formalizou uma parceria com o então CEFET Campos dos Goytacazes. Desde a sua fundação, o CALC tem realizado eventos de divulgação da astronomia e tem contado com a participação de pesquisadores e profissionais de destaque na área de astronomia e astrofísica. Estiveram participando de eventos realizados pelo CALC, o astronauta brasileiro Tenente-Coronel Marcos César Pontes, o Físico do Observatório Nacional Marcomede Rangel Nunes, o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, entre outros. O CALC conta também com uma parceria com, o Clube de Astronomia de Niterói Mário Schenberg, a Sociedade de Estudos Astronômicos de Ouro Preto, o Clube de Astronomia de São Gonçalo e o Clube de Astronomia Nação Mangueirense.

A equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls (CALC)  é responsável pelo funcionamento do Observatório Jiri Vlcek do IF Fluminense que fica no Campus Campos Centro, local onde está instalada a sua sede. 

 

Quem foi Jiri Vlcek?

O Sr. Jiri Vlcek era Tcheco. Mudou-se para o Brasil, com a sua família, em 1948. Era engenheiro mecânico e astrônomo amador. Em 1970 construiu o Observatório Moravia em sua residência em Muri, distrito de Friburgo, cidade do estado do Rio de Janeiro. Faleceu em 1994. Dez anos após a sua morte, a equipe do Clube de Astronomia Louis Cruls, em busca de poder contar com um Observatório em Campos dos Goytacazes, entrou em contato com a família do Sr. Jiri Vlcek por intermédio do médico e astrônomo amador José Carlos Diniz. O Dr. Diniz pelo seu interesse pela astronomia realizou visitas periódicas ao observatório de modo a conservar os instrumentos de observação construídos pelo Sr. Jiri Vlcek. Em 2001 a proposta de aquisição do acervo do Sr. Jiri Vlcek foi apresentada à direção do então CEFET , local com o qual o Clube de Astronomia Louis Cruls mantinha parceria desde o ano 2000. Em 2001 a cúpula do observatório e os instrumentos de observação foram adquiridos. A retirada da cúpula e dos instrumentos e o transporte de Friburgo para Campos foi realizado pela equipe do CALC. No dia 8 de março de 2002 foi realizada a inauguração do Observatório do CEFET, que recebeu o nome de Jiri Vlcek . Desde essa data o Observatório tem sido a sede do Clube de Astronomia Louis Cruls, que realiza sessões periódicas de observação monitorada do céu.

  
Clubinho de Astronomia

Em 1998, foi criado um núcleo do CALC voltado para a participação das crianças, o Clubinho de Astronomia. O Clubinho possui um grupo musical que realizou apresentações em diversos eventos e cidades do Brasil. O grupo musical apresenta músicas com letras voltadas para a divulgação da astronomia. Em 2003, durante o VI Encontro Nacional de Astronomia realizado pelo CALC o Clubinho realizou o Encontrinho de Astronomia que contou com a presença do Astronauta Brasileiro o Tenente-Coronel Marcos César Pontes. Em 2007, uma das principais comemorações do primeiro aniversário da ida do tenente-coronel Marcos César Pontes ao espaço foi organizada por nós na cidade de Campos dos Goytacazes. Realizamos com freqüência atividades de observação do céu em praça pública.

Com o sucesso da ida do primeiro astronauta brasileiro ao espaço criamos um núcleo de espaço-modelismo que tem desenvolvido mini-foguetes. Dessa forma estaremos utilizando duas bases fixas para o lançamento de mini-foguetes na região Norte-Noroeste Fluminense para a realização com freqüência de lançamentos públicos de foguetes.


Eventos

Com base na experiência que possuímos na realização de eventos de divulgação científica realizamos dois eventos em 2008 (o I Encontro Internacional de Astronomia e o VIII Encontro da Liga de Astronomia) além das palestras do Ciclo “Pensando o Universo”. Em 2009, já foram realizadas diversas atividades e um grande evento internacional o II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica no período de 17 a 20 de abril. Todas essas atividades ocorreram em paralelo com as atividades que já realizamos com freqüência como é o caso das reuniões semanais da equipe do Clube e do Clubinho e das observações públicas do Céu.

 

Ano Internacional da Astronomia

A ONU escolheu o ano de 2009 para ser o Ano Internacional da Astronomia.  Um ano de celebração da Astronomia. O ano 2009 foi escolhido, porque nesse ano comemora-se o aniversário de 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas com um telescópio por Galileo Galilei e da publicação do livro Astronomia Nova por Johannes Kepler.

A União Astronómica Internacional e a UNESCO estão coordenando as atividades para o Ano Internacional de Astronomia. Esta iniciativa é uma oportunidade para os cidadãos da Terra adquirirem um conhecimento mais profundo da astronomia e o seu papel no enriquecimento das culturas humanas. Será um momento precioso para o desenvolvimento de atividades de divulgação científica e de apresentação para o público das mais recentes descobertas astronômicas e de destacar o papel essencial da educação científica.

Na Região Norte/Noroeste Fluminense o Clube de Astronomia Louis Cruls está organizando eventos e atividades para serem realizadas durante o Ano Internacional da Astronomia.

 

Ações do documento