Você está aqui: Página Inicial Projetos Programa de Astronomia Eventos Eclipse lunar

Eclipse lunar

— registrado em:

A primeira “Lua Sangrenta” de 2015 acontece no início de abril e não poderá ser visto no Brasil. Mas pode ser visto on line em http://www.timeanddate.com/eclipse/lunar/2015-april-4, veja nesta página tem cronômetro com contagem regressiva para o evento.

O que
  • Astronomia
Quando 04/04/2015 10:00 até
04/05/2015 13:30
Onde United States east coast
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O que é o evento?

 

  • A primeira “Lua Sangrenta” de 2015 acontece no início de abril e não poderá ser visto no Brasil. Mas pode ser visto on line em http://www.timeanddate.com/eclipse/lunar/2015-april-4, veja nesta página tem cronômetro com contagem regressiva para o evento.  
  • Este eclipse lunar total "Lua de Sangue", ocorrerá em 4 de abril de 2015 as (09:01- United States east coast ou seja 10:01 hora Brasil) e será visível na maior parte da América do Norte, América do Sul, Ásia e partes da Austrália. A Lua estará totalmente eclipsado (totalidade) por cerca de 5 minutos. Do início ao fim, vai durar por 3 horas e 29 minutos. Este é o terceiro eclipse no 2014-2015 tétrade.

 

O que é um Eclipse Lunar ?


  • O eclipse lunar é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da terra.
  • Os eclipses lunares podem ser classificados de acordo com a parte da Lua que é obscurecida pela sombra da Terra, e por qual parte da sombra da Terra ela está sendo obscurecida.
  • A sombra projetada pela Terra possui duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.
  • Os eclipses penumbrais ocorrem quando a Lua entra na região de penumbra, o que na prática resulta numa variação do brilho da Lua que dificilmente é notada. Se a Lua entra inteiramente na região de penumbra ocorre o raro eclipse penumbral total que pode gerar um gradiente de luminosidade visível, estando a Lua mais escura na região que se aproxima mais da umbra.
  • Quando a Lua entra na região da umbra, podem ocorrer os eclipses lunares parcial e total. O eclipse parcial ocorre quando apenas parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra e o total, quando toda a face visível da Lua é obscurecida pela umbra. Este obscurecimento total pode durar até 107 minutos e é mais longo quando a Lua está próxima de seu apogeu, ou seja, quando sua distância da Terra é o maior possível.

 

 

O astrônomo André-Louis Danjon criou uma escala que veio a receber seu nome para classificar o obscurecimento durante um eclipse lunar. Esta escala vai de 0 a 4 :

L=0: Eclipse muito escuro, a Lua se torna quase invisível durante a totalidade.

L=1: Eclipse escuro de cor acinzentada ou próximo do marrom.

L=2: Eclipse com cor vermelha. A sombra central é muito escura mas as bordas são mais claras.

L=3: Eclipse cor de tijolo. A borda da sombra é brilhante ou amarela.

L=4: Eclipse muito brilhante com cor alaranjada. A borda da sombra é brilhante ou azul.


Por que e Chamado de Lua de Sangue?

 

  • Um último tipo de eclipse lunar raro é denominado eclipse horizontal. Ele ocorre quando o Sol e a Lua, em eclipse, estão visíveis ao mesmo tempo. Este tipo de eclipse só é visível quando o eclipse lunar ocorre perto do poente ou antes do nascente.
  • A Lua não desaparece completamente na sombra da Terra, mesmo durante um eclipse total, podendo então, assumir uma coloração avermelhada ou alaranjada. Isto é conseqüência da refração e da dispersão da luz do Sol na atmosfera da Terra que desvia apenas certos comprimentos de onda para dentro da região da umbra.
  • Este fenômeno também é responsável pela coloração avermelhada que o céu assume durante o poente e o nascente. De fato se nós observássemos o eclipse a partir da Lua, nós veríamos o Sol se pondo atrás da Terra.
  • Apesar dessa explicação científica alguns povos deram uma conotação religiosa para o evento que é raro. Principalmente os Judeus  acreditam que a Lua de Sangue se trata de um sinal de que algo apocalíptico está prestes a acontecer.

 


 

 

Mais informações sobre esse evento…

Ações do documento