Você está aqui: Página Inicial Projetos Programa de Astronomia Notícias Itaperuna: bolsistas ensinam astronomia

Itaperuna: bolsistas ensinam astronomia

Alunos do Colégio Estadual Chequer Jorge tiveram uma aula diferente. Eles viajaram pelo universo, aprendendo sobre planetas e constelações, numa apresentação do IFF.

Itaperuna: bolsistas ensinam astronomia

Alunos do sexto ano participaram da palestra

A palestra interativa aconteceu nesta quinta-feira, 30 de outubro, por meio do Programa Astronomia na Praça, que é desenvolvido pelo Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense (Caronte), do IFFluminense Itaperuna, desde 2011. Segundo Deyvison Barbosa, aluno do curso Técnico de Química e bolsista do campus, a ideia  do clube é popularizar o conhecimento sobre o tema.

"Vamos aos colégios para tentar desmistificar o universo. Os alunos gostam e participam muito das atividades", conta o estudante, que teve a ajuda do também bolsista Savio Andrade, do curso Técnico de Eletrotécnica, na apresentação.

A palestra contou com vídeos, animações, uso de aplicativos de tablet e jogo de perguntas e respostas. Também ficou combinada uma visita ao campus Itaperuna, onde esses alunos — na faixa de 10 a 12 anos — poderão participar do lançamento de foguetes feitos com garrafas pet. 

De acordo com a diretora do Colégio Chequer Jorge, Fabiana França, a parceria com o IFFluminense no Programa Astronomia na Praça tem sido de muito sucesso. 

"Já faz alguns anos que abrimos as portas para as palestras do clube. O resultado tem sido muito bom. Os alunos ficam empolgados e muitos sonham em um dia também fazerem parte dessa equipe, que está sediada aqui mesmo em Itaperuna", explica Fabiana.

Para o professor do IFFluminense e coordenador do Caronte, Alex Marca, as palestras são uma via de mão dupla. 

"Nossos estudantes têm a oportunidade de passar o conhecimento, ao mesmo tempo em que também estão aprendendo, já que precisam trabalhar questões como organização, responsabilidade e a estruturação da apresentação. Eles têm muita paixão pelo tema e passam isso para os demais", ressalta Alex.

IFF nas redes: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 30/10/2014)

Ações do documento