Você está aqui: Página Inicial Projetos Programa de Astronomia Notícias IV Encontro do Programa de Astronomia

IV Encontro do Programa de Astronomia

— registrado em:

Alunos do IFFluminense expuseram projetos, participaram de campeonato de lançamento de foguetes, oficina e palestra com um astrônomo do Observatório de Valongo/UFRJ.

IV Encontro do Programa de Astronomia

Integrantes do Projeto Céu Aberto

 O IV Encontro do Programa de Astronomia reuniu estudantes e professores no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, no dia 19 de maio de 2015. O encontro objetivou a divulgação da astronomia e a apresentação de trabalhos dos diversos campi que mantém clubes de astronomia e projetos voltados ao tema.

 Participante do projeto Céu Aberto do campus Rio Paraíba do Sul/Upea, Raphael Salles acredita que descobriu uma paixão pela astronomia que não sabia que tinha. E, ao que parece, não foi a única descoberta dele, a formação de grupos de estudo para auxiliar os alunos do campus permitiu que adquirisse o gosto pelo ensino: “Fazer uma licenciatura é uma possibilidade pra mim”, disse Raphael.

 Após as apresentações dos alunos, o astrônomo e coordenador de Extensão do CCMN/UFRJ, Rundsthen Vasques de Nader, palestrou sobre “O papel da astronomia na extensão universitária”. Durante a palestra, Rudsthen apresentou experiências de divulgação da astronomia com alunos que visitaram o Observatório de Valongo na UFRJ, a importância de projetos de extensão no meio universitário e como a astronomia está em nosso cotidiano por meio da tecnologia. Segundo Rudsthen, “A extensão serve para dar autonomia”.

 Coordenadora do Projeto Céu Aberto, Maria Carla Ferreira vê no encontro a possibilidade de divulgação e desmistificação da ciência. Para ela, “a astronomia é uma ciência básica, que pode ser utilizada em diversas disciplinas como química, física, geografia e matemática. O encontro permite a troca de informações que possibilitam maior conhecimento sobre o uso da astronomia na vida das pessoas”.

 

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 22/05/15)

Ações do documento