Você está aqui: Página Inicial Projetos Programa de Astronomia Notícias Observatórios do IFF apreciam Lua de Sangue

Observatórios do IFF apreciam Lua de Sangue

Parceria entre os observatórios dos campi Rio Paraíba do Sul/Upea e Campos Centro possibilitou a visualização do eclipse lunar no último domingo, 27 de setembro.

 Os observatórios astronômicos dos campi Rio Paraíba do Sul/Upea e Campos Centro realizaram, no último domingo, 27 de setembro, um encontro para visualização do raro evento astronômico, o Eclipse Lunar Total, denominado por muitos como Lua de Sangue. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre alunos, professores e comunidade externa.

 Dois aspectos marcantes caracterizaram o evento, que se iniciou às 22h07min e terminou às 0h20min da segunda-feira. A lua, além de aparecer no estágio Super Lua, no qual ela encontra-se no seu apogeu  devido a sua órbita ter se aproximado da Terra, ocorreu também um Eclipse Lunar. Esse acontecimento só irá se repetir novamente no ano 2033.

 Na ocasião, a professora Cristine Nunes Ferreira, física e coordenadora do observatório Jiri Vlcek do campus Campos Centro, apresentou uma palestra sobre o evento astronômico, com explicações sobre as características do evento e contextualizando fatos históricos ligados às culturas das civilizações que registraram tal fenômeno com suas crenças.

 “Na grande maioria das vezes, a Lua de Sangue esteva associada a cataclismos, grandes períodos de guerras ou catástrofes naturais”, explica Cristine, que anuncia que a Equipe do Programa de Astronomia do IFFluminense está planejando outros eventos envolvendo observações. “A Semana do Saber Fazer Saber a premiação dos alunos que participaram das Olimpíadas de Astronomia (OBA) serão atividades promovidas também pelo Programa e serão abertos ao público”, comenta.

 Confira abaixo as fotos do evento:

Observação da Lua de Sangue 1

 

Observação da Lua de Sangue 2

 

Observação da Lua de Sangue 3

 

Observação da Lua de Sangue 4

 

Observação da Lua de Sangue 5

 

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 30/09/2015)

 

Ações do documento