Você está aqui: Página Inicial Projetos Programa de Astronomia Notícias Programa de Astronomia vai promover encontro

Programa de Astronomia vai promover encontro

III Encontro do Programa de Astronomia do IFFluminense vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 12, no campus Macaé, e contará com campeonato de lançamento de foguetes.

 No dia 12 de novembro, próxima quarta-feira, o Clube de Astronomia do campus Macaé vai promover o III Encontro do Programa de Astronomia do IFFluminense. A programação conta com mesa redonda, palestra, observação livre e um campeonato de lançamento de foguetes confeccionados com garrafas PET, entre outras atividades.

 O evento será aberto a todos os campi do IFF. Participarão da competição coordenadores e bolsistas dos projetos de astronomia.

 

Regulamento da Competição de Lançamento de Foguetes de Garrafa PET

Das Inscrições:

- todos os campi convidados estão automaticamente inscritos. No caso de não participação, solicitamos que a desistência seja informada anteriormente aos organizadores do evento;

- se houver a inscrição de mais de uma equipe por campi, a mesma deverá ser informada previamente aos organizadores do evento.

 

Dos foguetes:

- os foguetes devem ser confeccionados com a utilização de garrafas PET, podendo utilizar água ou reação química como propulsor;

- todas as equipes serão responsáveis pela confecção dos seus foguetes;

- o material utilizado para lançamento (base e bomba de ar) deve ser levado pela equipe competidora. Caso necessário, os organizadores do evento podem emprestá-lo;

- cada equipe poderá utilizar até dois foguetes.

- os participantes são encorajados a serem criativos no desenvolvimento das aletas, dos cones superiores e do design do foguete (pintura, adesivos, etc.).

 

Do Lançamento:

- no momento do lançamento, cada equipe deve ajustar o volume de água, a pressão do ar e a direção do lançamento;

- o ângulo de inclinação para o lançamento será de 45º. Não há limite para o volume de água, porém a pressão deverá ser, no máximo, de 100 psi.

 

Da Avaliação:

- o critério de avaliação será a distância entre a base e o ponto em que o foguete tocar o chão.

Obs.: No caso de empate, as equipes que estiverem empatadas terão que realizar mais um lançamento, em uma competição somente entre eles, para que seja possível determinar o vencedor.

 

Do Júri:

- será formado por, no mínimo, três coordenadores do Programa de Astronomia que se voluntariem previamente e que anotarão e definirão as colocações das equipes;

- os casos omissos serão analisados pelo júri escolhido pela organização do concurso;

- o júri será soberano em suas decisões.

 

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicado em 10/11/2014)

Ações do documento